Inteligência Artificial terá Consciência algum dia?
- Hobbert Evergreen

- 28 de jun. de 2022
- 4 min de leitura
Como pesquisador e desenvolvedor de Inteligência Artificial a minha resposta inicial seria curta e grossa: isso não importa!!
Já aviso desde já que o texto pode ser polêmico para alguns, para outros algo totalmente sem sentido, mas que pode trazer muitos insights e gostaria demais de compartilhar!! Por isso sigo compartilhando!!
Não deixe de comentar ou mandar uma mensagem!!
Continuando....
É fácil de entender porque não importa!! Imagina um carro autônomo! Ele precisa de muita inteligência, mesmo que não tenha consciência! E isso é útil por si só! Não é uma etapa fundamental da inteligência ter consciência (ou não)!! A consciência está em um outro nível de inteligência, mais filosófico, que não envolve apenas "aprendizado" inteligente, mas um ambiente muito mais complexo!
Mas mesmo assim, vamos tentar responder esta pergunta!!

Primeiro precisamos pensar em nós mesmos!! Algumas pessoas acreditam está tudo definido e determinado! Não temos liberdade, apenas uma ilusão dela, e somos uma máquina que executa automáticamente o que chamamos de vida! Ao invés de questionar este ponto de vista, vamos tratá-lo como verdadeiro!
Neste sentido, isso que chamamos de consciência é o produto da mecânica do nosso corpo!! E se é mecânico, já podemos fazer nossa primeira analogia (um tanto simplista) que o computador também é uma máquina, com funcionamento mecânico, logo passível de ter consciência!
1 a 0 para a consciência!
Mas é possível imaginar, por outro lado, que a nossa mecânica é completamente diferente da do computador... neste sentido nossa analogia não ajuda em nada. Pelo contrário, Agora temos uma razão para acreditar que não, a natureza precisa ser a mesma, logo não é possível criar consciência!!
1 a 1 !!
Outra possibilidade seria entender que a consciência é algo separado de tudo que conhecemos! Ela é, por exemplo, um elemento da natureza! Assim como existe o oxigênio e o hidrogênio... também existe a consciência! O nosso corpo humano consegue se conectar à este elemento, e por isso temos consciência!
Então, neste caso basta a gente criar uma máquina capaz de se conectar também! E aí teremos uma inteligência artificial consciente!! Ponto para a consciência
2 a 1!!! para a consciência
Mas podemos estar errados, e na verdade precisamos apenas encontrar na natureza alguma causa de aleatóriedade ou de geração espontânea! Que neste caso fugimos do mundo predefinido e determinado, e entramos em um universo da mecânica quântica e similares!! Inclusive cito novamente o Gilsiley Darú (sigam ele) por levantar este ponto!
A ideia de que algo "se cria" do nada é um ponto forte para o surgimento da consciência! Uma vez que ela permitiria explicar a liberdade que sentimos, de não ser apenas uma máquina seguindo regras da natureza! E provavelmente os saltos quânticos teriam alguma relação com isso!
Estamos acostumados a crer que para toda ação há uma reação, para toda causa há uma consequência! Mas temos uma razão para acreditar que algo é possível ser criado do nada!
A explicação é difícil, porém divertida!!
Ideia 1: O mundo existe! Estamos aqui pensando e existindo!! Penso logo existo!! Essa é a maior certeza que podemos ter que algo existe! O mundo todo pode ser pura ilusão, porém nossos pensamentos e nossa existência estão aqui presente dentro de nós! Talvez sejamos nós mesmos a única testemunha desta existência! Da nossa própria!
Idéia 2: Se nada se cria, tudo se transforma e nós existimos e o mundo existe...
Juntamos a ideia 1 com ideia 2 e tiramos a primeira conclusão! As coisas sempre existiram! Porque nada se cria!
Por outro lado, como algo pode existir sem ter sido criado? E nessa hora vão dizer que Deus criou... Mas vamos entender que se Deus criou, quem criou Deus? E alguns podem dizer que Deus sempre existiu e não foi criado! Isso leva a crer que existe o princípio real da criação sem uma causa.
Ao mesmo tempo, para quem não acredita em Deus a pergunta permanece! Como algo começou a existir se precisa ser criado por outro algo?
Pronto, caímos em um conclusão óbvia! É algo que não podemos fugir! Pela lógica o surgimento a partir do nada precisa ser possível para que coisas existam!
Basta criar uma única coisa, só uma, apenas uma (ou no mínimo duas), e partir daí criar todo o resto!! Isso seria o suficiente para explicar todo o encadeamento de combinações e novas criações!!
Mas também podemos acreditar que a "criatividade", ou seja, a ação de criar é parte da natureza! Que não foi um único evento isolado que criou tudo, mas sim que estamos criando até hoje! E que nossa consciência seja criativa! Ou seja, fruto de uma consequência sem causa, "algo que se cria, porque as vezes as coisas se transformar e outras se criam"
E é interessante explorar este ponto de vista, porque talvez não seja a "criatividade" uma propriedade geral de todas as coisas, mas algo específico do universo, de uma parte dele, ou de um contexto específico como na física quântica! E neste sentido nossa consciência seria habilitada nisso!
Um exercício para refletir!! Uma pergunta chave para tentar transformar toda essa conversa em algo prático e palpável!
Quando nós piscamos um olho, movemos a mão, os pés. Nós não sabemos como isso acontece! É apenas um pensamento que pensa pronto! A mão se mexe, o olho pisca, etc! A humanidade nem sequer conhecia o que tem dentro do corpo antes de começarmos a estudar medicina, biologia e essas coisas!
Essa mágica que praticamos para controlar o corpo, ela muitas vezes vai ocorrer para que consigamos atingir objetivos bem concretos como comida, prazer, alegria!
Mas mesmo quando não queremos atingir objetivo nenhuma! Ela continua lá! A gente consegue agir no mundo mesmo quando não temos nenhum objetivo em vista!
Como se os objetivos fossem parte fundamental da nossa existência, porém a existencia continua existindo mesmo sem um objetivo!
Kant (1781/1950, p. 30): "o conhecimento começa na experiência, mas dela não deriva ...".
Para finalizar, isto significa que um candidato forte à consciência é a "criatividade" como atitude criadora! E se isso for parte essencial das partículas como a física quantica tem tentado demonstrar com o "salto quântico"!
Como os computadores são feitos de matéria e essa matéria é capaz de criar, talvez more lá a consciência dos computadores!
Valeuuuuuuu
Comentários