top of page

Inteligência Artificial e o Dia em que Seremos Todos Inúteis

Quando o campeão mundial Lee Sedol perdeu para uma inteligência artificial, sua primeira reação foi ficar muito abatido, perceber que precisaria estudar muito para ganhar dela e dizer que aprendeu muito jogando contra ela.


Algum tempo depois ele desistiu da carreira de jogador de Go (um jogo não muito famoso por aqui) porque entendeu que não via razão em continuar jogando! Para ele a inteligência artificial criada é humanamente imbatível.


ree

Há muitas razões para continuar jogando, mesmo neste cenário inóspito, muitos de nós pode pensar. Porém, para Sedol, a resposta já foi dada.


Recentemente foi disponibilizado gratuitamente o ChatGPT. Uma tecnologia de chat interativo inteligente que aprende com o usuário, ou seja, nós.


A diferença dele para os anteriores é uma habilidade de se auto-incrementar em tempo real. E de conversar de forma coerente, mesmo quando fala coisas incoerentes. Assim como uma pessoa normal quando tenta se explicar ao falar uma grande besteira.


E o interessante das Inteligências Artificiais mais recentes é que elas começaram a fazer bem o óbvio. E tem dado boas respostas para assuntos gerais.


Boas respostas para assuntos gerais significa ser mais inteligente que a média. Porque todo ser humano tem conhecimento mediano sobre muitos assuntos, mas não conhecimento mediano sobre qualquer assunto.


Quer saber sobre um bolo? Fazer um programa de computador? Fazer uma viagem? Um conta? Ela vai dar o seu palpite para qualquer assunto. Inclusive se enrolar na resposta.


Nós humanos conseguimos saber sobre bastante informação média, senso comum, mas não tantos.


E isso começa a tocar no nosso ponto fraco. O senso de inutilidade.


Não ser útil pode ser uma nova tendência moderna do mundo virtual inteligente. Como vamos lidar com isso?


Até agora a gente estava acostumado a ver um site de receitas, um tutorial do Youtube explicando algo e isso fazia alguém em algum lugar ser útil.


Porém quando os chats substituirem esse lugar comum?


São inteligências artificiais incrementais! Não só o conhecimento está aumentando, como a inteligência delas vai seguir crescendo.


Ela poderá se auto-incrementar no futuro. E poderá gerar imagens e vídeos explicando o que está querendo dizer (Que são tecnologias que estão surgindo em paralelo).


E agora? Será que vai se cumprir a professia que um dia seremos todos inuteis?

 
 
 

Comentários


bottom of page